MEU CANTINHO DE FÉ

MEU CANTINHO DE FÉ

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Comentário do dia por São Beda, o Venerável Monge beneditino, Doutor da Igreja Homilia 5


Comentário do dia por São Beda, o Venerável Monge beneditino, Doutor da Igreja Homilia 5 «Por-Lhe-ás o nome de Jesus» Em hebraico, «Jesus» significa «salvação» ou «Salvador», um nome que designava para os profetas uma vocação muito determinada. Assim se compreendem estas palavras, cantadas com um grande desejo de O ver: «A minha alma exultará no Senhor, e rejubilará na sua salvação, a minha alma consuma-se pela tua salvação» (Sl 12,6; 34,9; 118,81). «Alegrar-me-ei no Senhor, exultarei em Deus meu Salvador» (Hab 3,18). E, acima de tudo, «Salva-me ó Deus, por teu nome» (Sl 54,3). É como se disséssemos: «Tu que Te chamas Salvador, manifesta a glória do teu nome salvando-me». Portanto, o nome do Filho que nasceu da Virgem Maria é Jesus, segundo a explicação do anjo: «Ele salvará o povo dos seus pecados». [...] A palavra «Cristo», por sua vez, designa a dignidade sacerdotal ou real. Com efeito, os sacerdotes e os reis eram «crismados», ou seja, ungidos dos óleos santos; por isso, eram sinal daquele que, aparecendo no mundo como o verdadeiro rei, o grande pai, recebeu a unção do «óleo da alegria, preferindo-te aos teus companheiros» (Sl 44,8). É por causa desta unção que Ele é chamado Cristo, e que aqueles que tomam parte nesta mesma unção da graça espiritual são chamados cristãos. Que, pelo seu nome de Salvador, Ele Se digne salvar-nos dos nossos pecados! Que, pela sua unção de grande pai, Ele Se digne reconciliar-nos com Deus Pai. Que, pela sua unção de rei, nos dê o reino eterno de seu Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário